Júnior Noleto acusa prefeito de perseguição política a servidor; Júnior Evangelista justifica exoneração

16/08/2012 16:15

O candidato a prefeito de Miracema pela coligação “Juntos para Miracema crescer”, Júnior Noleto (PMDB), acusou, por meio de sua assessoria de imprensa, o prefeito do município, Junior Evangelista, de exonerar um servidor público por suposta perseguição política.

Segundo as informações encaminhadas pela assessoria de Noleto, na última segunda-feira, 13, o professor João Orcidney Xavier (conhecido como João da Escola Comunitária), que era coordenador de projetos sociais da Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social, foi exonerado, segundo ele, com base em critérios discriminatórios, motivado por perseguição política e ideológica. O professor, segundo as informações divulgadas, afirma ainda que teria sido procurado por assessores do prefeito para que ele guardasse sigilo.

No domingo , 12, durante reunião que estabeleceu a adesão do presidente do PSD de Miracema, Juraci dos Santos (o Juarão), à candidatura a prefeito de Junior Noleto, o ex - coordenador também declarou publicamente apoio ao candidato.

Há cerca de quatro anos o professor, formado em belas artes, exercia sua função em regime comissionado. Segundo a assessoria de Noleto, Orcidney foi informado da decisão a partir de um telefonema. “Ligaram-me por volta de onze horas da manhã para que eu fosse à prefeitura pegar minhas contas”, explicou. O documento foi assinado no dia 13, um dia depois da reunião, e não apresentaria justificativa que motivasse a decisão. “Ninguém quis me informar sobre o motivo do meu desligamento, apenas me disseram que era uma atitude baseada na lei orgânica do município”, relata.

Resposta
Em entrevista ao Portal CT, o prefeito Júnior Evangelista afirmou que o cargo que o servidor ocupava era de confiança e que, portanto, precisa ser ocupado por alguém em quem confie. “O PMDB estava comigo na administração, decidiu sair, então é natural que os membros e aliados do partido saiam do governo. Como vou ficar com uma pessoa que não vai contribuir com a minha gestão, que está na oposição?”, questionou o prefeito.

Além disso, Evangelista declarou que o servidor foi seu aliado desde o inicio do seu primeiro mandato e que “somente agora, que a gestão está no final, resolveu mudar de lado”.