Setas promove oficinas regionalizadas a novos gestores municipais

16/01/2013 13:54

A Setas – Secretaria do Trabalho e da Assistência Social iniciou nessa segunda-feira, 14, as oficinas regionalizadas para novos gestores municipais. A atividade acontece todos os dias, das 13h às 18h30, na sala de reuniões da Secretaria. Todos os 139 municípios tocantinenses foram convidados e irão participar em grupos de dez por dia.

“Com a mudança de gestão, vários gestores vieram nos procurar a fim de buscar informações. Infelizmente, nem sempre a transição de um governo para outro é fácil, devido a falta de organização das gestões passadas. Além disso, muitos profissionais ainda são novos na área”, comenta Régina Mercês Aires Dias, presidente do CEAS – Conselho Estadual de Assistência Social.

As oficinas vão incluir informações como política de Assistência Social e os seus serviços de Proteção Básica, Especial, Inclusão Produtiva, Segurança Alimentar e Nutricional e Controle Social, esclarecendo quais os serviços que a Setas oferece de apoio aos técnicos dos municípios.

Além disso, as oficinas pretendem esclarecer dúvidas a respeito dos Sistemas que são utilizados pelas prefeituras para a realização e monitoramento de cadastros das famílias em situação de vulnerabilidade social, como o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família, dentre outros que fazem parte da Rede do SUAS - Sistema Único da Assistência Social.

Para a secretária municipal de Assistência Social do município de Palmeirópolis, Ana Paula Rodrigues Vaz, a iniciativa da Setas será muito importante para a sua gestão. “Eu vejo a assistência social como o coração da prefeitura. Temos muitos problemas na nossa cidade, mas viemos aqui hoje colher as informações necessárias para fazer um bom trabalho”, relata.

Os municípios estão sendo comunicados a respeito do seu calendário de atendimento. E podem acessar no link o cronograma das Oficinas 2013, por meio da página www.setas.to.gov.br.