Tocantins pode ampliar em 30% exportações de carne para a Rússia

29/12/2012 09:23

 

O governador Siqueira Campos destacou como significativa a visita dos dirigentes empresariais russos e disse que o Tocantins se sente privilegiado em recebê-los

O Governador Siqueira Campos esteve reunido na manhã desta sexta-feira, 28, com representantes do maior grupo empresarial russo do setor, encabeçada pelo presidente Alexander Lipshits e pela diretora comercial Victoria Gladysheva da Citygrand, importador de primeira linha de carnes do Brasil. Os empresários projetam ampliar entre U$ 8 e 10 milhões o volume de carne adquirida do Tocantins, o que corresponde a um aumento de 30% para 2013.

Na audiência com o Governador, a missão empresarial russa esteve acompanhada dos empresários tocantinenses do ramo de frigoríficos, respectivamente, o presidente e diretor de Comércio Internacional da Cooperfrigu, Oswaldo Stival e José João Stival Júnior, este presidente da Abrafrigo – Associação Brasileira de Frigoríficos, do superintendente Federal  da Agricultura no Tocantins -SFATO, Jalbas Manduca, e dos chefes do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e da Divisão de Defesa Agropecuária da SFATO, Mário Márcio Barros Araújo, secretário Estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Agrário,  Jaime Café e outras autoridades do Governo do Estado.

O governador Siqueira Campos destacou como significativa a visita dos dirigentes empresariais russos e disse que o Tocantins se sente privilegiado em recebê-los, delegando ainda ao presidente da Citygrand, Alexander Lipshits, que seja porta voz para que arregimente mais empresários amigos russos visando direcionarem seus investimentos para o Tocantins. “A nós muito interessa em tê-los entre nós para, juntos, ampliarmos o nosso trabalho, tendo em conta que o empresário russo é um dos mais sérios do mundo”, expôs Siqueira Campos. “O ganho na parceria é muito importante para nós do Tocantins, mas o ganho maior é o nosso conceito que passa a se destacar perante o povo russo, pois ao tocantinense está em jogo a palavra, que vale muito mais que o papel ”, avalia o governador.

Russos querem agilidade
O presidente Alexander Lipshits adiantou que seguindo o estilo russo de agilidade e ousadia, deverá ser de imediato o reforço no intercâmbio com o Tocantins. Ele espera também nova oportunidade de retornar ao Estado, inclusive para apreciar as belezas locais, a exemplo do Jalapão e outros pontos atrativos.  Assinalou o Governador que a origem da carne tocantinense provém da forma extensiva associada com sistema próprio de confinamento, que garante a produção do que é conhecido no país e em outros mercados consumidores como ”boi verde” do Tocantins.

Frisou ainda Siqueira Campos que o Estado passa agora a oferecer uma logística com base no transporte rodoviário, ferroviário, aeroportuário e aquaviário, contribuindo para a eficiência da produção e no escoamento da produção para portos brasileiros. “O Tocantins tem um Governo que atua junto com os empresários”, contou aos chefes da missão russa.

O presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival, ao analisar a capacidade de negócios da Rússia com o Brasil, voltada para a aquisição de carne bovina, suína e de frango num primeiro patamar, avaliou que será bastante positiva a ampliação dos negócios com os empresários russos. Stival afirmou que se o potencial de exportação animal tocantinense hoje para aquele país europeu está centrada na bovina é porque ainda as condições dos produtores do Estado precisam ainda se estruturarem melhor, de se alinharem às reais condições para exportarem nos demais segmentos da cadeia da carne.